segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Música boa, música ruim...


Quero inaugurar este meu blog, tratando de um assunto polêmico relacionado à música que se ouve por aqui. Quando falo por aqui, quero dizer por aqui por todo o Brasil, mas hoje meu por aqui é Salvador, minha querida cidade da Bahia. Por que aqui moro e tenho assim acompanhado tudo mais de perto. O assunto...música boa, música ruim, porque toca esta e não toca aquela...blá,blá. A discussão é antiga. Em um recente episódio, alguns amigos discutiam calorosamente sobre a qualidade da música que está sendo feita aqui em Salvador ultimamente. Eu vinha concordando plenamente, enquanto o que se discutia era a qualidade da harmonia, da melodia e até e principalmente das letras de duplo sentido e péssimo gosto e por aí vai. Mas fiquei preocupado quando os ataques se desviaram das músicas para os artistas que as compuseram e/ou as cantam. Neste ponto da conversa eu pedi calma. Pedi calma pois estamos em uma democracia e cada um toca e/ou ouve o que quiser. Perquntei a um dos participantes mais exaltados ao atacar os pobres dos cantores de pagode, quantos discos de Hermeto Paschoal ele tinha em casa? E quantos de Egberto Gismonte ? Ora, que eu quiz dizer é que mais produtivo que falar mal da música da qual não gostamos é prestigiar aquela da qual gostamos. Eu costumo dizer, e às vezes sou odiado por isto, que admiro bastante o público dos grupos de pagode e da música axé, e tenho um certo pé atrás com o público composto por uns que se auto entitulam  "amantes da boa música". Por que? Simples. Quem gosta de pagode e afins, lota os ensaios dos grupos de pagode e afins, ou seja, este público é fiel. Já em um certo show armado para comemorar o dia do rock na Praça da Sé, eu fui lá só haviam uns gatos pingados, e isto se repete sempre em shows de jazz, música instrumental etc. Então, onde estão os ouvidos para esta música? Não podemos esquecer que os músicos tambem precisam pagar conta, e se só há público para tchubrubiru...que se há de fazer? Quem souber me diga. Enquanto isto, estaremos aqui neste blog, falando de música, instrumentos e lições e por aí vai...Eu gosto de guitarra e violão e pretendo trocar idéias com todos os instrumentos e estilos. Aguardo voces, músicos amadores, principiantes, viajantes do tempo e do compasso. Pode entrar que a casa é sua!

2 comentários:

  1. Concordo contigo Jota, a mania atual do povo é reclamar do que é "ruim", mas nao prestigia o que dizem ser "bom".

    Eu, sempre que posso to indo pra shows alternativos aqui na cidade, da musica que me agrade e tudo mais, inclusive nos projetos gratuitos que so lotam para bandas mais conhecidas, é uma pena.

    ResponderExcluir
  2. Cara, fiquei impressionado com esse seu lado blogueiro. Gostei mais ainda dessa sua reflexão sobre essa opinião rasa de quem se diz "apreciador da boa música". Acredito que deverias escrever mais.

    ResponderExcluir